Maioria dos eleitores do Amazonas ainda está indefinida para 2026, aponta pesquisa IPEN

Entre os nomes avaliados, David Almeida lidera em rejeição (30,3%)

Mais de três quartos dos eleitores do Amazonas ainda não sabem ou preferem não revelar em quem pretendem votar para o governo do estado nas eleições de 2026. É o que mostra a nova pesquisa do Instituto de Pesquisa do Norte (IPEN), divulgada nesta semana. Na sondagem espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados, 78,3% dos entrevistados disseram não saber ou não quiseram responder.

O dado revela um cenário de grande indefinição no eleitorado amazonense a pouco mais de um ano da eleição. Apenas 6,4% citaram espontaneamente o nome do senador Omar Aziz (PSD), que aparece à frente, seguido por votos brancos, nulos ou em nenhum dos nomes (5,1%). Os demais nomes citados ficaram abaixo dos 3%.

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 25 de julho de 2025, com 1.500 entrevistas presenciais em 12 municípios do Amazonas, incluindo Manaus, Parintins, Itacoatiara, Coari e Tefé. A margem de erro é de 2,52% e o índice de confiança, de 95%. A pesquisa está registrada no Conselho Federal de Estatística e foi contratada por um consórcio de portais locais.

Cenários estimulados: Omar Aziz lidera

Nos dois cenários estimulados, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados ao eleitor, Omar Aziz lidera com vantagem.

No primeiro cenário, enfrentando Tadeu de Souza e Maria do Carmo Seffair, Aziz aparece com 46,7% das intenções de voto, seguido por Maria (18,5%) e Tadeu (7,8%). Considerando apenas os votos válidos, Aziz chega a 64,9%.

Já no segundo cenário, com a entrada do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), Aziz mantém a dianteira com 36,3%, seguido por David (24,2%) e Maria do Carmo (19,2%). Nos votos válidos, Aziz tem 45,6%.

A pesquisa também apontou uma diferença marcante entre o eleitorado da capital e do interior. Em Manaus, a disputa é mais acirrada. Omar Aziz lidera com 29,7%, seguido de perto por David Almeida (24,4%) e Maria do Carmo (23,1%).
Já no interior, Omar dispara e alcança 44,8%, enquanto David tem 23,9% e Maria, 14,2%.

Rejeição

Entre os nomes avaliados, David Almeida lidera em rejeição (30,3%), seguido por Omar Aziz (20,2%), Maria do Carmo (18,5%) e Tadeu de Souza (23,5%).

Apenas 2,6% rejeitam todos os candidatos e 3,6% não rejeitam nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denuncie agora!