Nova portaria da PCAM restringe entrevistas de delegados à sede da Delegacia-Geral

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) publicou uma nova portaria determinando que entrevistas e declarações oficiais de delegados só poderão ocorrer na sede da Delegacia-Geral (DG), mediante autorização expressa do delegado-geral.
Assinada pelo delegado-geral Bruno Fraga, a norma (Portaria 010/2025) busca evitar o vazamento de informações sigilosas e centralizar o controle sobre a divulgação de dados relativos a investigações e procedimentos policiais.
Com isso, fica proibido que delegados concedam entrevistas diretamente de distritos ou outras unidades. Toda comunicação com a imprensa deverá ser previamente autorizada pela Assessoria de Comunicação da PC-AM, que também poderá acompanhar os pronunciamentos.
“É de atribuição exclusiva do Delegado-Geral, podendo ser delegada formalmente à supervisão da Assessoria de Comunicação da PCAM que tratará da divulgação por meio da imprensa falada, escrita ou televisionada, de notícia ou fato de caráter policial, de conteúdo de procedimento policial ou de investigações em andamento”, consta no documento.
A participação de policiais civis em reportagens, programas ou conteúdos relacionados à segurança pública também dependerá de autorização. As condutas consideradas mais graves incluem divulgar informações, imagens, documentos ou conteúdos obtidos no exercício da função e que não sejam de conhecimento público.
O descumprimento da norma poderá gerar sanções administrativas.
Veja portaria: