Senadores do AM ficam divididos com pedido de impeachment de Moraes

Plínio Valério apoia, Omar Aziz é contra e Eduardo Braga mantém silêncio sobre sua posição

A bancada amazonense no Senado Federal permanece fragmentada em relação ao pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF). Dos três senadores que representam o Amazonas, Plínio Valério (PSDB) é o único que declarou apoio formal à medida, enquanto Omar Aziz (PSD) se posicionou contrariamente, e Eduardo Braga (MDB) ainda não definiu publicamente seu voto.

Dados divulgados recentemente via site ‘VotosSenadores’ indicam que 33 senadores já se declararam favoráveis ao impeachment, enquanto 19 são contrários e 29 permanecem sem posição definida.

Contexto e próximos passos

A decisão sobre a abertura do processo cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Para o afastamento ser aprovado, são exigidos 54 votos favoráveis, equivalentes a dois terços do plenário. Apesar da pressão da oposição, ela ainda não alcançou esse patamar de apoio necessário.

Os pedidos de impeachment contra Moraes se intensificaram após o ministro ser alvo de sanções nos EUA com base na Lei Magnitsky, motivando setores da direita a pedirem sua destituição com base em suposto abuso de poder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denuncie agora!