Lula conta como foi encontro com Trump: “Aquilo que era impossível aconteceu”
Presidente afirmou que Trump pode estar “mal-informado” sobre a relação com o Brasil, e que espera que o republicano possa mudar de posição após a conversa prevista para a próxima semana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou nesta quarta-feira (24/9) a conversa que teve com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Segundo Lula, “aquilo que parecia impossível aconteceu”, e a conversa ocorreu por acaso.
O chefe do Executivo também disse querer estabelecer uma “pauta positiva” entre Brasil e Estados Unidos na reunião que deve ter com Trump, por videoconferência ou telefonema, na próxima semana. Lula também explicou que não há definição sobre a conversa ainda, mas que aceitaria fazer um encontro presencial, se possível.
“Eu tive a satisfação de ter um encontro com o presidente Trump. Aquilo que parecia impossível deixou de ser impossível e aconteceu, e eu fiquei feliz quando ele disse que pintou uma ‘química boa’ entre nós”, declarou Lula durante coletiva de imprensa na sede da ONU.
“Como eu acho que a relação humana é 80% química e 20% emoção, eu acho que é muito importante essa relação, e eu torço para que dê certo, porque Brasil e Estados Unidos são as duas maiores democracias do continente”, emendou.
Para o chefe do Executivo, Trump está “mal informado” sobre a relação com o Brasil, e que espera que a conversa mude a posição do americano sobre as sanções impostas a produtos e a autoridades brasileiras.
“Estou convencido de que algumas decisões tomadas pelo presidente Trump se deve ao fato da qualidade das informações que ele tinha sobre o Brasil. Na hora que ele tiver as informações corretas, ele pode mudar de posição, da mesma forma que o Brasil pode mudar de posição”, disse Lula.