Lula inaugura Centro Internacional de Cooperação Policial em Manaus: “Crime que se prepare”

Centro terá atuação conjunta da Polícia Federal, órgãos estrangeiros e entidades como Interpol, Europol e Ameripol
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou nesta terça-feira (9), em Manaus, o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI), estrutura coordenada pela Polícia Federal que reunirá forças de segurança da Amazônia Legal e de países vizinhos no combate ao crime organizado e ambiental.
Em discurso, Lula afirmou que “o crime ocupa os lugares que o Estado não preenche” e destacou que o CCPI será a resposta da presença estatal.
“Crime que se prepare, porque a justiça vai derrotá-los”, disse.
O centro atuará em três frentes: troca de técnicas de investigação, intercâmbio ágil de informações e compartilhamento de investigações transnacionais. A iniciativa contará com apoio da Interpol, Europol e Ameripol.
Segundo o BNDES, R$ 36,7 milhões serão destinados para aluguel da sede, equipamentos, viaturas e lanchas, dentro de um fundo de R$ 318,5 milhões voltado ao combate a crimes ambientais e conexos.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também participou da inauguração e defendeu maior integração entre países amazônicos no enfrentamento ao narcotráfico.