Maués é reconhecida como a Capital Nacional do Guaraná
Lei que concede o título à cidade, localizada a cerca de 250 quilômetros de Manaus, foi publicada nesta terça-feira (23/9) no Diário Oficial da União

Localizado no estado do Amazonas, a 250 quilômetros de Manaus, e com uma população de 61.204 habitantes, de acordo com o Censo de 2022, o município de Maués foi oficialmente reconhecido com o título de Capital Nacional do Guaraná.
A Lei nº 15.216, assinada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e pelos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Margareth Menezes (Cultura), que oficializa o título, foi publicada nesta terça-feira (23), no Diário Oficial da União.
Maués realiza anualmente a Festa do Guaraná, evento que celebra o fruto e sua herança cultural e que atrai turistas de todo o país. A produção do Guaraná em Maués é exercida, entre outros, por pequenos produtores da agricultura familiar.
Antes mesmo da chegada dos portugueses ao Brasil, os indígenas das etnias Sateré-Mawé e Munduruku já produziam o guaraná. Tanto a população rural quanto a da cidade consome no seu dia a dia este tradicional fruto da Amazônia, que, para os indígenas Sateré-Mawé, significa “a fonte de sabedoria”.