Prefeito de Manaus é denunciado ao TCE por nepotismo e uso da máquina pública em favor de familiares
A representação foi protocolada pelo vereador Rodrigo Guedes (Podemos).

O prefeito de Manaus, David Almeida, foi denunciado nesta segunda-feira (29) no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) por suposta prática de nepotismo e uso da máquina pública para favorecer parentes. A representação foi protocolada pelo vereador Rodrigo Guedes (Podemos).
Segundo o documento, o prefeito teria nomeado e prestado diversas homenagens a familiares. Além da mãe falecida, Raimunda Rosa, outras pessoas ligadas ao gestor, como o pai e a esposa, foram lembradas em obras públicas custeadas com recursos municipais.
A representação também cita que familiares de Almeida receberam cargos estratégicos na administração, com indícios de favorecimento. Entre os exemplos, estão a cunhada, que teria tido salário dobrado ao assumir função na Secretaria Municipal de Educação, e uma prima nomeada para cargo de destaque.
O vereador pede ao TCE a adoção de medidas como a suspensão dos direitos políticos do prefeito, ressarcimento ao erário e o ajuizamento de ações por improbidade administrativa.
Para embasar a denúncia, Guedes cita o artigo 37 da Constituição Federal, que veda o uso de nomes ou símbolos em atos e obras públicas que caracterizem promoção pessoal de autoridades.
O caso também envolve o Projeto de Lei nº 393/2025, em tramitação na Câmara Municipal, que prevê a criação de um Centro Municipal de Educação Infantil com o nome da mãe do prefeito, ao custo de R$ 12,2 milhões.
O documento protocolado conclui pedindo a responsabilização do prefeito e demais envolvidos, para “restaurar o respeito aos princípios constitucionais da Administração Pública e resguardar o patrimônio público contra práticas personalistas”.
