Líder de facção no AM é morto a tiros com criança no colo em Florianópolis; vídeo

Ele havia sido alvo de outro atentado em julho deste ano

O amazonense Alexandre Araújo Brandão, de 33 anos, conhecido como “Xuruca do Japiim” e apontado pelas autoridades como um dos líderes da facção Comando Vermelho (CV) em Manaus, foi morto a tiros na noite de quinta-feira (10) em Florianópolis (SC). Ele foi atingido enquanto carregava uma criança de 1 ano e 8 meses no colo, no bairro Campeche, zona sul da capital catarinense.

Segundo informações da Polícia Militar de Santa Catarina, o atirador se passou por morador de uma vila de apartamentos antes de se aproximar da vítima e efetuar diversos disparos.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que Alexandre tenta fugir com a criança, mas é alcançado e baleado novamente.

A criança também foi atingida e levada para um hospital, mas o estado de saúde dela não foi divulgado. Após o crime, o suspeito fugiu em um carro que foi encontrado no bairro Agronômica e recolhido para perícia pela Polícia Científica.

Histórico de ataques e prisões

Em julho de 2025, Alexandre sobreviveu a um atentado em Manaus, quando o carro que dirigia — uma Land Rover Discovery, avaliada em cerca de R$ 500 mil — foi alvejado por tiros no bairro Japiim. Mesmo ferido nas pernas, ele teria revidado os disparos.

Em 2024, “Xuruca” foi preso em flagrante em sua casa, no bairro Campeche, também em Florianópolis. Segundo o delegado Sávio Pinzon, da Polícia Federal, ele integrava o alto escalão da organização criminosa no Amazonas, com conexões no Rio de Janeiro.

Na época, Alexandre já respondia a mais de 12 processos, incluindo homicídio, tráfico de drogas, tráfico de armas, lavagem de dinheiro e violência doméstica.

Veja vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denuncie agora!