MPAM deflagra nova fase da operação que investiga fraudes na saúde pública do Amazonas

Ação dá continuidade a operação Jogo Marcado

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16/10), uma nova operação para cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão e outras medidas cautelares em Manaus e Joinville (SC). A ação é conduzida pela 77ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

De acordo com o MP, a ofensiva é continuação da Operação “Jogo Marcado”, realizada no primeiro semestre, que revelou um esquema de fraudes e favorecimentos em contratos da área da saúde. Naquela fase, foram cumpridos 22 mandados e três pessoas foram presas sob suspeita de corrupção, fraude em licitações e organização criminosa.

As investigações apontam que empresas de um mesmo grupo familiar participavam de licitações da UPA José Rodrigues, na zona Norte de Manaus, com propostas combinadas para simular concorrência e facilitar contratações diretas por dispensa de licitação. O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 2 milhões.

A nova etapa da operação busca aprofundar a apuração sobre contratos firmados com outras unidades de saúde e identificar a participação de novos servidores e empresários. O MPAM ainda não divulgou os nomes dos alvos e nem o número de mandados expedidos nesta fase.

A ação segue em andamento, com o apoio das polícias Civil e Militar, além de equipes do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Caocrimo/MPAM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denuncie agora!