Presidente Figueiredo celebra cultura, sustentabilidade e economia criativa com o 1º Festival Maroaga de Artesanato
Com foco na sustentabilidade e na preservação ambiental, o festival se diferenciou por integrar diferentes expressões culturais da Amazônia

No último sábado, 27 de setembro, a Praça da Cultura, em Presidente Figueiredo (AM), se transformou em um grande palco da criatividade amazônica com a realização do 1º Festival Maroaga de Artesanato. O evento, que reuniu artesãos, artistas, comunidades rurais e público em geral, marcou um importante passo para a valorização dos talentos locais e para o fortalecimento da economia criativa na região.
Com foco na sustentabilidade e na preservação ambiental, o festival se diferenciou por integrar diferentes expressões culturais da Amazônia: gastronomia regional, biojoias produzidas com sementes e materiais recicláveis, apresentações musicais e oficinas de arte sustentável. Cada detalhe da programação reforçou a importância de transformar a riqueza natural da região em fonte de renda e de identidade cultural.
Vozes do Festival
Para os artesãos locais, a participação foi sinônimo de reconhecimento. Integrante do Clube de Mães, uma das expositoras destacou:
“Foi uma satisfação fazer parte do primeiro Festival Maroaga e de inteira importância para as mulheres empreendedoras. Mostramos que temos força e união através da riqueza do nosso artesanato”.
As comunidades rurais também ganharam espaço. De Balbina, a artesã Juliana ressaltou a relevância das oficinas para a juventude:
“Esse aprendizado chega como norteador: o material que seria descartado vira objeto de valor, preservando o meio ambiente e gerando renda”.
O público visitante destacou tanto a diversidade cultural quanto os sabores da gastronomia amazônica.
“Experimentar os pratos típicos preparados com tanto cuidado trouxe uma sensação de identidade e pertencimento cultural muito forte”, afirmou uma das participantes.
Um marco para Presidente Figueiredo
Ao integrar arte, cultura, meio ambiente e economia criativa, o 1º Festival Maroaga de Artesanato consolidou-se como um marco para Presidente Figueiredo.
