Tempestade do século: furacão Melissa chega à Jamaica com ventos de 290 km/h
Evento ainda deve passar pro Cuba e Bahamas

O furacão Melissa está previsto para chegar na Jamaica nesta terça-feira (28). O evento é caracterizado como a “tempestade do século” por lá, com ventos que devem chegar a 290 km/h. Este será o furacão mais forte na ilha em 174 anos, quando os registros começaram.
Antes mesmo da chegada do Melissa, três pessoas já morreram na ilha devido a tempestades prévias. O governo jamaicano está se preparando, com abrigos e ordens de evacuação.
Furacão Melissa terá ventos de 290 km/h e gera risco de vida
O furacão Melissa se intensificou na segunda-feira (27) no mar do Caribe, chegando à categoria 5, com ventos de 260 km/h. Ele atinge países na região caribenha, incluindo Jamaica, Cuba e Bahamas.
O fenômeno traz risco extremo de enchentes, deslizamentos e marés de tempestade, levando autoridades locais a adotarem medidas de emergência.
Nesta terça-feira, a previsão é de que o furacão Melissa chegue à Jamaica, atravessando a ilha na diagonal (entrando pelo sudeste e saindo pelo norte). Ele ganhou força nas últimas horas e deve ter ventos de 290 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. Já a Organização Meteorológica Mundial (OMM) diz que o evento será a “tempestade do século” em solo jamaicano e que os ventos podem chegar a até 300 km/h.
