Amazonas pode ter pela 1ª vez uma desembargadora pelo Quinto Constitucional da OAB-AM

Advogada e juíza eleitoral Giselle Falcone aposta no fortalecimento do diálogo entre o TJAM e a classe dos advogados para aumentar respeito e valorização da advocacia

A eleição para desembargador ou desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) chegou ao interior do estado com força total. Concorrendo a uma vaga inédita pelo Quinto Constitucional da advocacia, nunca antes na história amazonense ocupada por uma mulher, a candidata Giselle Falcone Medina desembarcou ontem (12/11) no município de Tefé (AM) para ouvir o que advogadas e advogados da cidade esperam de quem irá representar a classe no Tribunal. A agenda dela também incluiu visita ao município de Coari, na segunda-feira.  

Giselle Falcone tem mais de 25 anos de atuação profissional e, atualmente, integra a corte do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amazonas (TRE-AM) como juíza titular pela classe dos advogados. A magistrada é reconhecida por sua excelente capacidade de diálogo com a classe e por liderar de maneira próxima, empática e agregadora.

Paralelamente à sua trajetória na advocacia privada, Giselle exerceu cargo de Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), foi Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Estado e assessora jurídica da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM). Em 2024 foi indicada pelo TRE/AM para assumir o cargo de Ouvidora Eleitoral até 2026.

Fato histórico

Em 2019 Giselle foi escolhida pelo então presidente Michel Temer para o cargo de desembargadora eleitoral do TRE-AM, na classe dos advogados, tornando-se a primeira mulher a ocupar essa vaga após a redemocratização. Em 2021, recebeu a Medalha Ruy Araújo. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Wilker Barreto, como uma forma de reconhecimento ao seu protagonismo enquanto jurista.

Cinco anos depois, em 2024, Giselle foi novamente nomeada juíza eleitoral do pleno, desta vez pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sobre o Quinto

A primeira etapa do Quinto Constitucional é a consulta direta às advogadas e advogados, e já tem data marcada: 19/12/2025, no horário entre 09h e 17h horas, em local a ser definido pela Diretoria do Conselho Seccional da OAB-AM.

Pela primeira vez, a OAB-AM decidiu pela paridade de gênero entre advogados e advogadas, portanto, a lista será composta obrigatoriamente por três mulheres e três homens, assegurando representatividade equilibrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denuncie agora!