Após breve retorno à Aleam, Joana Darc volta ao comando da Sepet

Parlamentar diz que saiu para organizar projetos e emendas; ida e volta movimentaram também a CMM

A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) voltou a assumir a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) nesta segunda-feira (24/11), apenas seis dias após ter sido exonerada e retornado à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A rápida mudança de posições provocou movimentações tanto no Legislativo estadual quanto na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Joana afirmou que seu retorno temporário à Aleam teve como objetivo organizar pautas legislativas voltadas à proteção social, inclusão e defesa das Pessoas com Deficiência (PCD), além de garantir o envio de emendas parlamentares dentro do prazo. Ela destacou ainda que deve permanecer na Sepet somente até abril de 2026, quando precisará se afastar do Executivo devido às regras de desincompatibilização.

“Eu preciso preparar o nosso mandato, que representa a causa animal e outras causas, para o próximo ano. Não ficarei o ano todo na secretaria”, afirmou.

Reconhecida como a única parlamentar da Aleam que atua especificamente na defesa da causa animal, Joana reforçou que a secretaria também faz parte de sua agenda política, especialmente pela articulação com protetores e profissionais da área.

Efeito cascata no Legislativo municipal

Durante o período em que Joana reassumiu sua vaga na Assembleia, a vereadora Jacqueline retornou à CMM para apresentar emendas impositivas. Ela explicou que esse alinhamento foi necessário para não comprometer a destinação de recursos.

“Cada um tem seu prazo. O momento para apresentar as emendas é agora. Se a gente não apresenta, corre o risco de elas ficarem no nome do órgão — e aí dependemos de viabilidade técnica, que pode falhar caso a instituição escolhida não tenha toda a documentação”, disse Jacqueline.

Com o retorno de Joana Darc à Sepet e, consequentemente, à Aleam, a correção na composição legislativa continua: Jacqueline volta a deixar o plenário da CMM, e o suplente Amauri Jr. reassume a cadeira de vereador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denuncie agora!