Edital recebe projetos de corredores de ônibus em Manaus
As zonas Norte e Leste, incluídas no projeto, concentram os piores indicadores de acidentes de trânsito em Manaus em 2025

A Prefeitura de Manaus publicou edital de concorrência para contratar uma empresa especializada na elaboração de projetos de corredores de ônibus nas zonas Norte e Leste da capital. A proposta prevê estudos técnicos e executivos para intervenções no sistema viário, com foco na modernização da mobilidade urbana e na priorização do transporte coletivo.
A licitação será julgada pelo critério de técnica e preço, em disputa fechada, e tem orçamento estimado em R$ 6,3 milhões, provenientes de contrato de repasse firmado com o Ministério das Cidades, além de contrapartida do município. O edital estabelece que os serviços serão executados por empreitada global e abrangem apenas um lote.
As zonas Norte e Leste, incluídas no projeto, concentram os piores indicadores de acidentes de trânsito em Manaus em 2025, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). Juntas, as duas regiões respondem por mais da metade das ocorrências registradas no ano. A avenida Governador José Lindoso lidera o ranking de mortes no trânsito, seguida por importantes corredores da zona Leste, como Autaz Mirim e Cosme Ferreira.
Apesar da relevância viária dessas regiões, nenhuma delas recebeu, até hoje, corredores exclusivos permanentes para ônibus, diferentemente de vias das zonas Centro-Sul e Oeste, onde a Faixa Azul chegou a operar por vários anos.
Licitação detalha exigências e vedações
O edital detalha uma série de exigências técnicas, jurídicas e financeiras para participação na concorrência. Entre as vedações estão empresas com vínculo com agentes públicos envolvidos no certame, autores de projetos relacionados ao objeto da licitação e companhias que tenham sofrido sanções administrativas ou condenações judiciais por trabalho análogo à escravidão ou exploração de trabalho infantil.
A proposta financeira deverá detalhar quantitativos e preços dos serviços previstos, conforme os anexos do edital. A abertura da concorrência integra uma estratégia mais ampla de revisão do modelo de corredores e faixas exclusivas na cidade.
