Joana Darc deve retornar à Aleam até abril após concluir entregas na Sepet
Deputada licenciada avalia data de volta ao mandato

A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) afirmou que deve retornar à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) até abril deste ano, após encerrar um ciclo de entregas à frente da Secretaria de Estado de Proteção e Bem-Estar Animal (Sepet). Licenciada do mandato desde setembro de 2025, ela destacou o sentimento de dever cumprido e a intenção de retomar as pautas que defende no Legislativo.
Segundo a parlamentar, o prazo final para a desincompatibilização de cargos do Executivo se encerra em 4 de abril, seis meses antes das eleições. A decisão sobre a data exata do retorno ainda está em análise.
“Ainda estou como secretária, mas pretendo voltar em breve para tocar o trabalho na Aleam. Tenho esse prazo legal e estou avaliando se retorno antes ou no último dia, porque ainda temos entregas importantes, como o Centro de Bem-Estar Animal e dois castramóveis”, afirmou.
Joana Darc ressaltou que muitas das políticas públicas voltadas à causa animal e às pessoas com deficiência, defendidas por ela no Parlamento, avançaram durante sua passagem pelo Executivo.
Mudanças nas Casas Legislativas
A licença da deputada provocou alterações na composição das Casas Legislativas. Na Aleam, a vaga foi aberta para a Professora Jacqueline (União Brasil).
Na Câmara Municipal de Manaus, inicialmente a vaga foi aberta para o suplente Caio André, que optou por seguir à frente da Secretaria de Cultura (SEC), resultando na posse do suplente Amauri Gomes. .
