PMs atropelam e matam dois cachorros em Manaus

. A viatura trafega devagar e passou por cima dos três cachorros.

Policiais em uma viatura da Polícia Militar do Amazonas atropelaram de propósito um grupo de três cachorros que estavam deitados na rua neste domingo (01/02). Um deles morreu na hora e um segundo ficou se batendo. Os policiais não prestaram socorro, como manda a lei, e fugiram do local.

O crime aconteceu na avenida Coronel Sávio Belota, bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus. Em vídeo divulgado nas redes sociais fica claro que não havia trânsito na avenida. A viatura trafega devagar e passou por cima dos três cachorros. Dois deles tentam sair debaixo do carro e são esmagados pela roda traseira. Só um dos cães sai andando.

Em nota, divulgada pelo secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, a Polícia Militar informou que os agentes envolvidos foram afastados das atividades de rua até o fim das investigações.

“Ao tomar conhecimento do fato, a PM iniciou, imediatamente, o processo de identificação dos envolvidos, e um processo administrativo disciplinar foi aberto para Diretoria de Justiça e Disciplina”, informa a nota.

Ainda segundo a nota, a Polícia Civil lavrou o flagrante contra os policias militares e instaurou inquérito para “a apuração rigorosa das circunstâncias, responsabilidades e eventuais desdobramentos do caso.”

Amom pede providências

Diante da gravidade do episódio, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) protocolou o Ofício nº 21/2026, datado de 1º de fevereiro de 2026, solicitando providências urgentes à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas. Em paralelo, o gabinete do parlamentar também encaminhou a solicitação ao Comando-Geral da Polícia Militar para resposta imediata. 

No documento, o gabinete relata que tomou ciência de que, às 08h01, uma viatura da PM atropelou e matou dois cães que descansavam em via pública, citando, conforme reportagens e testemunhas, a viatura nº 25-1082.

No ofício, o parlamentar pede um pacote de medidas para garantir apuração rápida, transparência e preservação de provas, incluindo a preservação imediata e integral de todos os registros e dados do fato, com proibição de sobrescrita, descarte, edição ou supressão, para resguardar a cadeia de custódia e o encaminhamento das imagens e vídeos de quaisquer dispositivos oficiais vinculados à viatura/guarnição, em cópia integral, legível, preferencialmente no formato original, com metadados. 

Foram solicitadas também a identificação dos policiais integrantes da guarnição e envio de dados de rastreamento (GPS) da viatura e instauração imediata de procedimento apuratório nas esferas disciplinar e penal e, como medida cautelar, afastamento imediato dos envolvidos do policiamento ostensivo (atividade de rua). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denuncie agora!