TJAM empossa dois novos desembargadores pelos critérios de mérito e antiguidade

Ana Maria Diógenes e Paulo Feitosa foram escolhidos pelo Pleno e assumiram os cargos em solenidade realizada nesta terça-feira

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) empossou, nesta terça-feira (23), Ana Maria Diógenes e Paulo Feitosa como novos desembargadores da Corte. A magistrada foi escolhida pelo critério de merecimento, enquanto Feitosa ascendeu ao segundo grau por antiguidade.

As escolhas foram realizadas durante sessão do Pleno do TJAM e, na sequência, os dois magistrados tomaram posse em solenidade no tribunal.

Ana Maria Diógenes ocupa a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Henrique Veiga Lima. Paulo Feitosa assume a cadeira aberta após a aposentadoria da desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo.

Durante o discurso de posse, Ana Maria relembrou os 33 anos de ingresso na magistratura estadual e destacou a coincidência entre o aniversário de sua primeira posse e a chegada ao cargo de desembargadora.

“Não haveria forma mais sublime de celebrar este marco senão assumindo esta elevada missão”, afirmou.

A magistrada também revelou ter utilizado a mesma caneta com que assinou o termo de posse como juíza há mais de três décadas. Segundo ela, a nova função será exercida com o compromisso de pacificar conflitos e preservar a dignidade humana.

Em nome da Corte, a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura destacou a trajetória de Ana Maria, iniciada em Santo Antônio do Içá, e ressaltou seu compromisso com a ética e o trabalho.

Paulo Feitosa, por sua vez, dedicou a manifestação ao papel da Justiça na sociedade. O novo desembargador defendeu uma atuação imparcial, permanente e próxima dos cidadãos.

“Que a Justiça seja esperança, fortaleza dos desesperados, segurança dos desvalidos e a certeza da paz”, declarou.

Responsável por saudá-lo, o desembargador João Simões destacou a experiência profissional e a formação acadêmica de Feitosa, que reúne pós-graduação, mestrado e doutorado.

“A vossa carreira é um espelho para os magistrados. Com equilíbrio, Vossa Excelência também trilhou o caminho da academia, e isso enriquece muito o nosso tribunal”, afirmou.

Os dois magistrados passam agora a integrar o segundo grau do Judiciário amazonense, participando dos julgamentos colegiados e das atividades administrativas do TJAM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denuncie agora!